Por Rene Abdon | Este artigo foi lido na IPNews

AInternet das Coisas (IoT — Internet of Things) nunca foi tão explorada como neste ano. Com estimativa de crescimento de 31% até o fim de 2017 no uso de dispositivos conectados em comparação com 2016, a IoT tende a se desenvolver ainda mais nos próximos anos e gerar oportunidades para os negócios em diversos segmentos do mercado, facilitando o dia a dia das pessoas e tornando os processos mais ágeis e eficazes.

Estudos apontam que, até 2020, aproximadamente 21 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. Esses números já despertam o interesse de grandes e pequenas empresas de todos os setores do mercado. Mas ainda há uma confusão comum quando se fala em IoT: as pessoas associam a conexão dos dispositivos apenas aos smartphones ou computadores. No entanto, inúmeros objetos como geladeiras, televisões e automóveis estarão ou já estão conectados.

A IoT é uma realidade no nosso dia a dia. Um claro exemplo disso são os QR Codes, as barras bidimensionais que armazenam desde textos até URLs e que podem ser visualizadas por meio do scanner do telefone celular. Essas barras são aplicadas em objetos diversos, permitindo a conexão via Internet entre o smartphone e o item com o QR Code. O sistema de identificação automática de veículos também entra para a lista de IoT. O dispositivo instalado no interior do carro faz a cancela do pedágio ou estacionamento liberar a passagem do veículo assim que ele se aproxima.

O investimento em IoT das empresas

As empresas têm investido em IoT não apenas para suas atividades, mas também para despertar o interesse do cliente e para que ele ganhe vantagens com o uso da tecnologia. Pesquisas apontam que o segmento de consumo é o maior usuário de coisas conectadas, chegando a 5,2 bilhões de unidades em 2017, representando 63% do número total de aplicações em uso. Na sequência, aparece o setor de negócios diversos e verticais específicas. Os investimentos em hardware para o uso de coisas conectadas nas empresas chegarão a US$ 964 bilhões em 2017. Mesmo com os consumidores investindo muito em novos dispositivos, as organizações são o público que tem gastos maiores, com 57% do investimento total em IoT neste ano.

Ter coisas conectadas a todo o momento é interessante tanto para as empresas quanto para os consumidores. No entanto, mais essencial ainda é saber como essas coisas conectadas estão se comportando e se a tecnologia está, de fato, cumprindo o seu papel. Dentro da arquitetura escalonada da Internet, existem aplicações em rede, em cloud privada ou pública que analisam dados, medem a qualidade do serviço que o dispositivo está executando, identificam em qual plataforma está sendo acessado, qual é o nível de energia utilizado entre outras milhares de informações possíveis de serem coletados através desses sensores online.

O mercado brasileiro de IoT

O Brasil está entre os principais polos de IoT e é a quarta maior região consumidora de dispositivos conectados do mundo, com grande potencial para ampliar sua participação global. Cada vez mais, as empresas brasileiras precisam monitorar a qualidade do serviço entregue a seus clientes por meio de cada um desses complexos dispositivos. A IoT veio para ampliar ainda mais a soma das várias ferramentas já existentes no mercado, possibilitando infinitos benefícios tanto para os negócios quanto para o consumidor final.

Porém, é importante levar em consideração que, para se manter nesse segmento, a empresa precisa desenvolver um produto inovador e bem monitorado para que não acabe gerando problemas em vez de soluções para a companhia.

Conclusão

Bom, pelo visto o futuro da IoT é agora! As coisas estão acontecendo numa velocidade absurdamente (ou seria assustadoramente) rápida que as empresas, startups e profissionais da área já estão trabalhando em soluções pra lá de pitorescas. Mas não podemos falar em IoT sem pensar na experiência do usuário, já imaginou quando todos os eletrodomésticos da sua casa (sim, porque a internet das coisas não inclui apenas computadores e celulares) tiverem interface?

É preciso planejar cuidadosamente toda essa interação entre pessoa (usuário) e eletrodoméstico, computadores, tvs, celulares, carros (interface), para promover uma experiência de uso agradável, simples e intuitiva.

Por isso, se você está precisando de um upgrade na sua interface, conte com a gente! Ficaremos imensamente felizes em poder cocriar melhorias, para o seu produto digital.

E se você gostou do artigo, curte, compartilha, siga-nos! =)