Transformar obstáculos em superação é a principal proposta do aplicativo Samsung Audio Acordes, que ensina pessoas com deficiência visual a tocarem violão de forma prática e intuitiva.

O projeto foi desenvolvido no Brasil e lançado quarta-feira (22) está disponível, no primeiro momento, na Play Store para tablets e smartphones Samsung, além do site.

Por Júlia Galvão 

Por comando de voz, o aplicativo funciona como um dicionário de acordes. A escolha por esse sistema inovador se deu pela constatação de dados alarmantes: apenas 10% dos brasileiros, que têm alguma deficiência visual, sabem ler em braille. O professor de música Laercio Sant’anna é deficiente visual e foi um dos consultores para ajudar no desenvolvimento do aplicativo. Ele, amante da música e especialmente do violão, relata que era muito difícil conseguir tocar e ler ao mesmo tempo. “Perde a continuidade, a sensação natural da música”, ressalta.

Com promessa de amadurecer, a ferramenta já conta com 30 músicas no repertório, permitindo salvar as músicas favoritas para compartilhar nas redes sociais. Não é preciso ser um músico nato, as aulas foram desenvolvidas tanto para iniciantes quanto para praticantes.

Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung, conta que o grande diferencial é acreditar no potencial humano e no poder transformador da música e da tecnologia. “O aplicativo é um esforço da empresa para oferecer às pessoas com deficiência visual a oportunidade de seguirem com o sonho de aprender a tocar violão. Seu desenvolvimento foi pensado de forma a oferecer total suporte e acessibilidade, mesmo para aqueles que estão em seus primeiros acordes”, pontua.

Esse não é o primeiro passo da Samsung na questão acessibilidade. Nos últimos anos, a empresa tem tomado iniciativas como o #Pracegover nas mídias sociais, o hand talk – avatar animado em libras no site da Samsung, produtos com função de acessibilidade para cego e surdo, entre outras.

Assista ao vídeo que a Samsung desenvolveu para este projeto. Para saber mais informações acesse o site

 

E então, o projeto te inspirou?  Quer testar uma solução e não sabe como? Fala com a gente! Conhece alguém que vai adorar saber mais sobre este tema? Compartilhe!

 

Veja como transformar uma ideia em um negócio rentável

Veja como o Design Sprint ajudou um empresário a testar uma solução com baixo investimento

Saiba o que é MVP e como esse método pode ajudar a testar produtos no mercado